terça-feira, 22 de setembro de 2009

Encontros na escola

1. Plantão Pedagógico

Os encontros presenciais nas escolas aconteceram nos dias: 08/09/09 – Escola Imaculada Conceição, 09/09/09 – Escola Dr. Jairo Brum e 10/09/09 – Escola Alexandre Bacchi.
Nestes encontros, pude verificar a aplicação das atividades e as práticas estudadas durante as oficinas, e foi possível evidenciar as ações decorrentes das socializações nas oficinas e trocar ideias sobre sua aplicabilidade e viabilidade dentro de cada realidade escolar.
Nesta perspectiva, a realização do Plantão Pedagógico é um atendimento diferenciado ao professor que amplia as possibilidades de desenvolvimento das atividades e estudos relacionados ao programa GESTAR II e uma consequente melhoria da qualidade de atendimento aos alunos, considerando os momentos de troca de experiências na construção de um aprendizado mais significativo.
Foi oferecido, também, um material extra de estudo ao professor, bem como questões de avaliação. O texto disponibilizado encontra-se no site:
http://revistaescola.abril.uol.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/generos-como-usar-488395.shtml
Os professores cursistas, a partir da leitura, responderam as seguintes questões, sedo cada qual discutida na próxima oficina:

Leitura e Processos da Escrita I – TP4

As práticas e necessidades de diferentes culturas e as funções e os usos da leitura e escrita estão interligadas. Para entendermos essa relação, é importante refletirmos sobre como se desenvolvem as práticas na escola e os usos que se faz da escrita na sociedade, no nosso dia-a-dia no trabalho, no lazer, na religião, nas festas, etc.

1. A partir da leitura do texto “Gêneros, como usar”, como você visualiza sua prática em sala de aula?
2. Através do uso variado dos gêneros, é possível criarmos situações didáticas que levam o aluno a produzir conhecimento para melhorias na leitura e, principalmente, na escrita. Como os gêneros têm auxiliado seu trabalho na tentativa de levar o aluno a escrever melhor?
3. Escrever é uma atividade importante tanto dentro como fora da escola. A escrita ocorre porque exerce diferentes funções comunicativas e finalidades. Em sala de aula, a prática da escrita deve preparar os alunos para se comunicarem adequadamente nas diferentes funções de trabalho que venha a ocupar, na continuidade dos estudos, no lazer, nas resoluções de problemas do cotidiano, na religião, etc. Cite e comente algumas práticas do Gestar II que auxiliaram seu trabalho em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário